Aplicações da Inteligência Artificial para negócios

A transformação digital que vivemos de maneira muito mais intensa na última década, tem provocado uma série de alterações de comportamento em toda a sociedade. Esse cenário acelerou o surgimento de novas empresas guiadas por dados (Data Driven Company) e, com a pandemia do coronavírus, houve uma aceleração do processo de inclusão da tecnologia em diversas aplicações, como a inteligência artificial (ou AI, do inglês Artificial Intelligence). Se a análise e processamento de dados e informações já é por si só um diferencial que garante vantagem competitiva no mercado, as ferramentas que se baseiam em inteligência artificial são capazes de compilar dados com ainda mais eficiência do que uma pessoa faria.

Permitindo a um sistema demonstrar inteligência humana, a AI aplica machine learning (aprendizado de máquina) e outras técnicas para solucionar problemas reais. Explica-se, por exemplo, pela capacidade que o Google Photos tem de reconhecer rostos e formatos de objetos para categorizar um grupo de fotos visualmente semelhantes. Isso porque soluções que utilizam inteligência artificial conseguem, por si só, encontrar melhorias na própria função a que se destinam, “aprendendo” a encontrar padrões e recombinando algoritmos para situações inesperadas, além de gerar análises preditivas. Em ambiente corporativo, o recurso pode ser um potencializador de resultados, produtividade e economia de tempo.

Quais os benefícios do uso da AI?

Segundo dados da Accenture – multinacional irlandesa de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing –, 84% dos executivos de alto escalão acreditam que devem aproveitar a inteligência artificial para atingir seus objetivos de crescimento. E não é à toa que as apostas sejam tão altas quanto à sua eficácia, afinal, são muitos os benefícios embutidos em sua aplicação a longo prazo: redução de custos, automatização de processos complexos, aumento da produtividade, maior precisão na tomada de decisões e a possibilidade de oferecer uma hiper personalização na experiência do usuário, permitindo que profissionais e empresas atinjam seus clientes muito além da segmentação, criando e atualizando progressivamente perfis comportamentais para cada indivíduo, em tempo real.

Quando estabelecida, a inteligência artificial pode se tornar fundamental para as prioridades estratégicas, chegando inclusive ao patamar de alicerce para a sobrevivência da empresa. Essa otimização do tempo contribui para a evolução da cultura organizacional por tirar do funcionário o peso de atividades operacionais repetitivas e transferir à AI, permitindo que as pessoas façam um uso mais eficiente do seu tempo, com aquilo que os humanos fazem de melhor e que nenhuma máquina sabe fazer: criar, imaginar e inovar com coisas nunca antes pensadas. Nesse sentido, vale sempre relembrar que, pelo menos por enquanto, a inteligência artificial é uma extensão das capacidades humanas, não um substituto.

Como aplicar a inteligência artificial?

Como todas as alterações comportamentais que vieram a partir das tecnologias disruptivas, a base para aplicar a AI na rotina das empresas é o planejamento. É preciso que gestores preparem a geração atual gradativamente para que a próxima já saiba integrar inteligência humana e da máquina, coexistindo em uma relação de aprendizagem bidirecional e reavaliando o tipo de conhecimento e habilidades necessárias para o futuro.

Chatbots e assistentes virtuais: um dos usos mais comuns

Simulando um humano em conversas, os chatbots respondem a comandos programados, reconhecendo nomes, números de telefones e e-mails. Pode ser utilizado em sistemas próprios no site da empresa e até mesmo nas redes sociais, como os programados no mensageiro instantâneo do Facebook, o Messenger. Com uma integração a um banco de dados, podem automatizar tarefas repetitivas, como cadastros, atualizações, consultas e aberturas de chamados. Já os assistentes virtuais além do que conhecemos como Siri (iOS) ou a Alexa, sistema operacional do Echo Dot (Amazon), costumam ser utilizados nas empresas geralmente direcionando o usuário para o serviço que melhor se encaixa em sua necessidade. Diversas instituições bancárias têm utilizado o recurso em seus aplicativos.

Personalizado para cada negócio

A corrida por inteligência artificial faz surgir uma demanda alta de empresas que buscam implantar com certa urgência a tecnologia, mas o que poucos sabem é que assim como seu aprendizado é único, cada modelo aplicado também é. As soluções são desenvolvidas de acordo com cada empresa, seu ramo de atuação, tamanho e objetivos. Soluções prontas são generalistas e não atendem a especificidade de cada negócio: a personalização da AI é fator-chave para o sucesso da solução. Nesse sentido, ter uma cultura data driven é essencial, já que a aplicação de projetos de inteligência artificial ocorre em grande parte porque cada empresa gera seus próprios dados, específicos para o segmento em que atua. Quando os próprios colaboradores já têm o comportamento de tomar decisões e planejar estratégias baseando-se na coleta e análise de informações, a AI é bem implementada.

Compreensão de comportamentos e geração de insights

Uma das principais munições para o setor de marketing e vendas é a compreensão de seu público-alvo ideal. Nem sempre as personas (personagens fictícios que representam os diferentes tipos de usuário) abrangem fielmente os clientes em potencial, mas por meio de aplicações de IA é possível realizar um levantamento eficaz dos dados. Assim, campanhas podem ser planejadas estrategicamente e segmentadas para quem realmente interessa. Dessa maneira, a assimilação de insights em tempo real encontra oportunidades, evita riscos e compreende a melhor hora de agir. Posteriormente, quando os dados atingem um volume elevado demais para a capacidade humana, a inteligência artificial continua processando, gerando conhecimento relevante para a empresa em um fluxo contínuo.

Alto potencial de transformação digital

Em um cenário que respira inovação, é de se imaginar que a inteligência artificial ainda está se estabelecendo nas empresas. A tendência é que a evolução aconteça de forma natural e gradativa, tornando-se tão parte do cotidiano organizacional quanto os serviços que usamos diariamente: Netflix, Spotify, as redes sociais, e-commerces e marketplaces. Além da AI, a Machine Learning e a Deep Learning vão aos poucos se inserindo com maior ênfase nesses espaços. Com uma necessidade de menos mão de obra aliando-se a uma diminuição de erros, essas soluções da tecnologia geram economia com um ROI (retorno sobre investimento) alto e rápido. Para encontrar a melhor opção para a sua empresa, utilizamos as técnicas mais avançadas para o desenvolvimento de estudos, criação de algoritmos e/ou resolução dos problemas mais desafiadores. Que tal descobrir todos os potenciais do seu negócio com o suporte estratégico da inteligência artificial? Entre em contato conosco!

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